quinta-feira, 9 de junho de 2011

BOMBA: A verdade sobre a música Eduardo e Mônica.

A nova campanha da vivo para o dia dos namorados, traz a música Eduardo e Mônica do falecido e incomparável Renato Russo. O nome da música chegou a ficar em primeiro nos TT do twitter.

Buscando por informações topei, tudo por dinheiro, digo com um blog que traz uma análise muito interessante sobre a música, veja:


Logo na segunda estrofe, o autor insinua que:
Eduardo seja preguiçoso e indolente (Eduardo abriu os olhos mas não quis se levantar; Ficou deitado e viu que horas eram) ao mesmo tempo que tentar dar uma imagem forte e charmosa à Mônica (enquanto Mônica tomava um conhaque noutro canto da cidade como eles disseram).

Ora, se esta cena tiver se passado de manhã como é provável, Eduardo só estaria fazendo sua obrigação: acordar. Já Mônica revelaria-se uma cachaceira profissional, pois virar um conhaque antes do almoço é só para quem conhece muito bem o ofício.


Mais a frente temos:

(E a Mônica riu e quis saber um pouco mais/ Sobre o boyzinho que tentava impressionar).

É o máximo do preconceito leviano se referir ao singelo Eduardo como "boyzinho". Não é verdade. Caso fosse realmente um playboy, ele não teria ido se encontrar com Mônica de bicicleta, como consta na quarta estrofe (Se encontraram então no parque da cidade/ A Mônica de moto e o Eduardo de camelo.).
Se alguém aí age como boy, esta seria Mônica, que vai ao encontro pilotando uma ameaçadora motocicleta.



Em seguida:

O autor insiste em retratar Mônica como uma gênia sem par.
(Ela fazia Medicina e falava alemão) e Eduardo como um idiota retardado (E ele ainda nas aulinhas de inglês.).

Note a comparação de intelecto entre o casal: ela domina o idioma germânico, sabidamente de difícil aprendizado, já tendo superado o vestibular altamente concorrido para medicina.

Ele, miseravelmente, tem que tomar aulas para poder balbuciar "iéis", "nou" e "mai neime is Eduardo"! Incomoda como são usadas as palavras "ainda" e "aulinhas", para refletir idéias de atraso intelectual.



É meus amigos e amigas a verdade sempre vem a cavalo, digo a tona, só nos resta tirar nossas roupas, digo próprias conclusões, então:
Tirem suas próprias conclusões, mínimo 15 linhas, entregar em papel almaço.




o ofício.

4 comentários:

  1. Me poupe né?você levou um tempão pra pensar isso?Nada a ver!! mônica bebendo: Fazia medicina e era responssável o suficiente pra comemorar o que ela conquistou!Boyzinho: Ela ainda não o conhecia,e Boyzinho pode ser referente a palavra Boy em inglês(adaptada no diminutivo português: Garotinho)
    Quer saber?Você é tonto e idiota...não conhece termos pejorativos, é péssimo em interpretação e não conhece nada de literatura!A Vivo retratou magnificamente a música do Renato Russo!

    ResponderExcluir
  2. a cabeça de um genio, só ele consegue entender... só quem tem um nivel de cultura mais elevado, consegue interpretar o que renato russo queria dizer em suas letras... o que não é o caso aqui..

    ResponderExcluir
  3. Renato Russo, a 25 anos ATRÁS, já falava a língua usada pelos jovens de HOJE.
    Mermão! Ele usa gírias (Boysinho/ Carinha do cursinho/ Aulinhas/ Seguraram legal..)que são usadas rotineiramente.
    E isso tudo aí eh questão de interpretação.

    Fica explícita a diferença de idade entre os dois.
    Ele eh jovem, tem suas responsabilidades e tá aprendendo coisas novas.
    Ela já passou dessa fase e tá aproveitando a vida :)

    Pessoas mal amadas não entenderiam isso. Mas nem por um decreto!

    ♪ Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?
    E quem irá dizer que não existe razão? ;*

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todo mundo aí encima, só quem é intelectualmente bom, irá saber realmente o que ele quis dizer, e digo, entendi tudo o que ele falou na musica, e eu tinha 12 anos quando interpretei isso, apenas saia da infância e vai refletir o que significa a vida.

    ResponderExcluir

Jacus

Notícia dos Brothers Alucinados